segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cláudia Prócula



Poucos ouviram falar desta mulher.
Mas ela, foi peça fundamental num dos episódios
mais importantes da História da Humanidade.
Conheça Cláudia Prócula.


Como em toda sociedade maschista, a mulher era tida como submissa, um mero bibelô. Apesar de todas adversidades, algumas mulheres foram imprescindível na História, mesmo que muitas delas tenham sido ignoradas.

Cláudia Prócula, uma "alma nobre e digna", era da Gália e adquiriu a cidadania romana, de pleno direito, ao contrair matrimônio com Pilatos. Ela seria neta do imperador Augusto e filha ilegítima de Cláudia , a terceira esposa do imperador Tibério .

Cláudia acompanhou Pilatos à Palestina, desde os primeiros momentos; algo que era vedado pela "Lex Oppia ". Interessou-se pela religião judaica . Ouviu falar de Jesus e ficou interessada em sua doutrina, através das pregações de João Batista.

S. Mateus é unico que relata os atos de Cláudia , a mulher do Procurador da Judéia . Ela mandou dizer a Pilatos :
"Não te imiscuas no caso desse justo, porque muito sofri hoje em sonhos por causa d'Ele. (Mt.27,19).


Cláudia Prócula fez diversas intervenções junto a Pilatos em favor de Jesus de Nazaré, na tentativa de salvá-lo. Pilatos teria prometido a ela que não o condenaria.

Cláudia também colaborou com São Paulo em Roma e com os apóstolos na Palestina. Especula-se que a Cláudia mencionada na Epistola de Paulo a Timóteo seja Cláudia Prócula.

Hoje, ela é cultuada pelas igrejas cismáticas grega e etíope como santa ; sua festa ocorre no dia 27 de Outubro.


betocubasugaz1 11 ago. 2009

LIVRO:
  • A MULHER DE PILATOS
Autora: Antoinette May
Editora: Sextante

Com riqueza de detalhes e magistral ambientação histórica, A mulher de Pilatos transporta o leitor para o centro do conturbado Império Romano. Recorrendo à sua experiência como biógrafa para reconstituir a vida de Cláudia Prócula, Antoinette May cria uma emocionante história em que ficção e realidade se misturam com perfeição.

Acompanhando a trajetória de Cláudia, o livro apresenta o surpreendente ponto de vista feminino de uma sociedade particularmente machista, além de acompanhar os romances, os conflitos, as angústias e as transgressões das mulheres na época de Cristo.

Nascida com o dom da premonição, Cláudia era atormentada por visões de guerra e morte desde a infância. Apesar de não poder interferir no curso da história, ela faz de tudo para evitar um dos mais trágicos acontecimentos de todos os tempos: a crucificação de Jesus.

Ao saber da paixão de sua amiga
Miriam de Magdala por um religioso radical chamado Jesus de Nazaré, Cláudia prevê um futuro terrível. Quando Jesus é preso, ela suplica ao marido Pôncio Pilatos que o inocente. Mas, cedendo à vontade do povo, Pilatos lava as mãos e o condena.

Mesmo casada, Cláudia se apaixona perdidamente pelo gladiador Holtan, mas continua lutando ao lado do marido para manter a ordem na sociedade romana, tomada pelo caos político e social.

Repleto de romance, religião, aventura e suspense, este livro apresenta a possível vida dessa misteriosa mulher que, apesar de aparecer uma única vez na Bíblia, está profundamente ligada à história do cristianismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.