sábado, 9 de outubro de 2010

Doce tensão


Por que as mulheres têm vontade de
comer chocolate durante a TPM?
Saiba os motivos e como reduzir esse desejo
com pequenas mudanças na alimentação.
Por Marjorie Ribeiro


TPM Alívio é o nome do mais recente lançamento da marca gourmet Maria Brigadeiro. Isso mesmo que você leu, o novo remedinho para reduzir a tensão daquela semana chata anterior à menstruação vem sim em uma caixa em formato de medicamento, mas contém oito brigadeiros de diferentes sabores.

Não fica difícil imaginar como a proprietária do ateliê, Juliana Motter, teve essa ideia genial. Devorar uma panela inteira de brigadeiro ou metade do bolo de chocolate com cobertura pode parecer o grande elixir das mulheres que estão nos inconvenientes dias de inferno particular.

A ginecologista Carolina Ambrogini explica que esse desejo se dá porque os doces possuem triptofano, o aminoácido que é sintetizado para formar a serotonina. E é justamente esse neurotransmissor, responsável por modular o humor, que está em baixa durante o período que antecede o ciclo menstrual da mulher, provocando angústia, ansiedade e irritação.

Assim, ao consumir alimentos ricos em triptofano, como o chocolate, ocorre um acréscimo imediato da serotonina no cérebro e a conseqüente sensação de relaxamento. Mas não se engane, porque o efeito é semelhante ao de uma droga. Logo depois, esse nível cai bruscamente e retorna o nervosismo com ainda mais intensidade.

Por isso, antes de se esbaldar em açucaradas delícias, lembre-se que o prazer é apenas momentâneo e que, em seguida, seu humor pode ficar muito pior. A dica da Ambrogini é trocar o doce por uma fruta suculenta e se for realmente consumir quitutes, prefira os feitos com frutas, evitando ao máximo a ingestão de chocolate, o grande vilão da tensão pré-menstrual.


Inimigos da TPM

A nutricionista Mônica Beyruti acrescenta que "a sacarose, que é o açúcar simples, age determinando a liberação de endorfina". O hormônio é o mesmo produzido depois da atividade física e causa o sentimento de euforia e prazer. Ou seja, por incrível que pareça, correr, andar de bicicleta ou realizar qualquer outro tipo de exercício desperta a mesma prazerosa sensação que ingerir um doce - além de desviar a atenção do estresse e todos os incontáveis benefícios para a saúde do corpo e mente.

No período em que os hormônios estão à flor da pele não é também recomendado consumir cafeína - presente em café, chá preto, mate, coca-cola e guaraná - já que o estimulante pode aumentar a tensão. Outros alimentos que podem agravar o quadro são as comidas com muito sal, pela retenção de líquido, e as gordurosas. "A gordura animal influencia diretamente nos níveis de estrogênio sangüíneo, e o excesso dele no sangue contribui para os sintomas da TPM", afirma Beyrutti.


Alívio à tensão

Incluir determinados nutrientes na dieta pode amenizar a fome descontrolada e outros efeitos da tensão pré-menstrual. "As fibras ajudam o organismo a desintoxicar e manter a glicemia (açúcar no sangue) estável, dessa maneira, não sentimos vontade de beliscar o dia todo", explica Beyrutti. Pães integrais, cereais, frutas e vegetais são grandes fontes de fibras.

Além disso, como ocorre uma redução do magnésio nas células vermelhas durante esses dias, reponha com abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras e folhosos verde-escuros. Outros nutrientes que estão em falta no organismo são o cálcio e a vitamina B6, que podem ser encontrados, principalmente, em derivados do leite.

Alimentos com vitamina B, como cereais integrais e vegetais verdes escuros, além de diminuir a ânsia por quitutes, auxilia também na redução das típicas dores de cabeça e irritabilidade. E para completar, beba muita água, chás, sucos naturais e água de coco, que ajudam a desintoxicar e a desinchar.

Uma alimentação balanceada pode reduzir os efeitos aterrorizantes da TPM, mas infelizmente, não há uma dieta mágica que acabe de vez com o sofrimento desses dias. Por isso, se a sua tensão pré-menstrual for intensa ponto de prejudicar o dia-dia, procure um especialista. A ginecologista Ambrogini conta que, muitas mulheres optam por tomar anticoncepcionais para controlar os hormônios, mas que em casos extremos, é indicado tratamento com antidepressivos, que modulam a serotonina.

FONTE:
http://www.guiadasemana.com.br/Rio_de_Janeiro/Mulher/Noticia/Doce_tensao.aspx?ID=67603

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.