segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Em busca do equilíbrio


Cada vez mais procuradas nas academias, as artes marciais exercitam corpo e mente e garantem boa forma e bem-estar.
Por Amanda Jacomelli

Embora muitos ainda considerem a arte marcial como uma atividade agressiva e tipicamente masculina, esse tipo de esporte mostra-se, cada vez mais um exercício completo, capaz de equilibrar corpo e mente e proporcionar convívio social. E as mulheres, ainda minoria entre o público, ganham cada vez mais espaço nos tatames, em busca de defesa pessoal e boa forma.

"Hoje, nós mulheres não queremos mais ser o sexo frágil. Eu sou japonesinha, baixinha e procurei a arte marcial para acabar com esse ar de indefesa", conta Michelle Mayumi Segawa, de 26 anos. Depois que começou a praticar Hapkido, há dois anos, a jovem conta que, além de perder peso, ganhou autoconfiança. "Eu sempre fui muito insegura em várias coisas e senti que minha autoconfiança melhorou muito. Também emagreci e fiz muitas amizades. Para mim, arte marcial é algo que vicia, que você começa a fazer e não consegue parar nunca mais", diz.

Muito mais do que luta, golpes, tombos, socos e pontapés, a arte marcial traz em sua essência ensinamentos milenares da cultura oriental; como respeito ao próximo e a si mesmo, humildade, perseverança, lealdade, disciplina, autoconfiança e autoconhecimento. "Cada aluna vem com um histórico de vida diferente e tentamos desenvolver em cada uma aquilo que mais precisa durante os treinos. As pessoas tendem a desenvolver diversas características praticando a arte marcial, pois ela ajuda a entender seu corpo e seus sentimentos ao enfrentar desafios", explica Flávio Augusto de Oliveira, mestre em Hapkido (4º Dan), Campeão Mundial de Hapkido 2008 , Bicampeão Internacional de Artes Marciais 2004 e 2006, Pentacampeão Brasileiro 1997 a 2001 e Tetracampeão Paulista 1997 a 2000 na modalidade.

Segundo Flávio, a filosofia da arte marcial é ensinada no tatame, levada para o dia a dia dos competidores e passado para os amigos, familiares e colegas de trabalho. Já os resultados podem ser sentidos no físico, na mente e nas relações interpessoais. "As artes marciais nos colocam em situações nas quais lidamos com nossas frustrações e limitações, nos fazendo aprender a lutar sempre e vencer quando possível, a entrar em contato com outras pessoas, lidar com elas e, consequentemente, evoluir a cada momento", destaca. Uma ótima opção para quem busca equilíbrio, a luta é também uma excelente aliada para quem quer perder peso ou manter a forma: cada aula queima, em média, de 800 a mil calorias. "A arte marcial desenvolve o corpo todo, trabalhando força, flexibililidade, condicionamento aeróbio e anaeróbio, agilidade e resistência", completa o mestre.

Por onde começar Hapkidô, Jiu-Jitsu, Karatê, Muay Tay, Taekwondo... São muitas as opções para quem pretende incluir a arte marcial na sua agenda de atividades. Mas qual modalidade escolher? Primeiramente, pesquise sobre as artes marciais para conhecer as técnicas, o aquecimento, os objetivos e a filosofia. Depois, a dica é visitar as academias, assistir a algumas aulas e fazer um treino experimental. "Não acredite em professores que oferecem resultados fáceis e faixas rapidamente. A filosofia marcial não se baseia em chegar à faixa preta. Praticar artes marciais é algo para ser entendido como uma extensão do dia a dia. Não há fim no processo de treinamento porque o aprendizado é constante, independente da idade", ressalta Flávio.

Cuidados com a alimentação Para resultados mais rápidos e duradouros, o esporte deve ser aliado a uma alimentação saudável e balanceada. Alimentos ricos em gorduras saturadas, colesterol e açúcar devem ser evitados. Na hora do treino, não esqueça de hidratar o corpo com água ou sucos naturais ou à base de soja. "A soja traz benefícios para quem pratica esportes porque ajuda no aumento da massa magra e no combate aos radicais livres", explica.

Confira alguns benefícios das artes marciais: * Aprimoramento físico: força, resistência, tônus muscular, flexibilidade, postura, coordenação motora e desenvolvimento da capacidade cardiovascular e respiratória. * Aprimoramento psicológico: auto-confiança, auto-conhecimento, concentração e prontidão. * Aprimoramento social: sociabilidade, respeito, disciplina, humildade, lealdade, amizade e perseverança.

Fonte: Guia da semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.