sábado, 26 de fevereiro de 2011

OLGA







Olga foi uma jovem militante comunista alemã, de origem judaica, deportada para a Alemanha durante o governo de Vargas, onde veio a ser executada pelo regime nazista em campo de concentração.



Ao longo do tempo, tenho postado deste blog algumas mulheres que foram grandes seres humanos. Muitas delas, mulheres a frente de seu tempo, idealistas, fascinantes...



Olga Gutmann Benário é uma dessas mulheres. Nascida em Munique, em uma família judia alemã de classe média. Ingressou ainda jovem no movimento Comunista. Seu idealismo fez com qu e fosse presa e acusada de alta traição à pátria. Sua vida tomou novo rumo ao conhecer Luis Carlos Prestes, seu grande amor.


Prestes e Olga chegaram ao Brasil com documentos falsos em abril de 1935, fingindo serem um casal português mas se mantendo na clandestinidade.

Durante alguns meses, Prestes e Olga conseguiram ainda viver na clandestinidade.

Em março de 1936, foram capturados pela polícia. Olga é levada para a Casa de Detenção, posta numa cela junto com mais de dez mulheres, muitas delas conhecidas suas. Aí, descobre estar esperando uma filha de Luís Carlos Prestes. Logo vem a ameaça de deportação para a Alemanha, sob o governo de Hitler. Começa na Europa um grande movimento pela libertação de Olga e Prestes, encabeçado por D. Leocádia e Lígia Prestes, respectivamente a mãe e a irmã de Luís Carlos Prestes.

No entanto, Olga foi transportada para a Alemanha de navio, o cargueiro alemão La Coruña, apesar dos protestos do próprio capitão pela violação do Direito martítimo internacional. Ao desembarcar, Olga foi levada para Barnimstrasse, a temida prisão de mulheres da Gestapo, onde teve a filha, Anita Leocádia. Anita ficou em poder da mãe até ao fim do período de amamentação e, depois, foi entregue à avó, D. Leocádia, em consequência das pressões da campanha internacional dirigida, como já dito, por Lígia Prestes e pela própria D. Leocádia.

Aos 34 anos de idade e quase quatro anos depois de transferida para Lichtenburg, Olga foi enviada para o Campo de extermínio de Bernburg, onde morreria.


A primeira biografia de Olga Benário foi escrita por Ruth Werner e publicada na Alemanha Oriental em 1961 pela Verlag Neues Leben, com reedição em 1984. Fernando Morais publicou uma nova biografia sobre ela em 1985, intitulada "Olga". Também foi feito um documentário pelo cinesta Galip Iyitanrr. No Brasil, um filme foi feito baseado na biografia escrita por Fernando Morais. A obra recebeu três prêmios no Grande Prêmio Brasileiro de cinema de 2005, mas teve recepção negativa das imprensas brasileira e alemã. Olga também foi tema de ópera.


SAIBA MAIS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Olga_(filme)

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u89.jhtm

Ícone de alerta
| 18/06/2007

| 10/05/2009 | 04/06/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.