quinta-feira, 31 de março de 2011

Susan Brownell Anthony


"Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam"

Eu nasci uma herege. Desconfio de gente que sabe tanto sobre o que Deus quer que elas façam aos outros"


Susan Brownell Anthony lutou pelo Direitos das Mulheres, numa época em que a mulher não tinha voz. Foi um proeminente americano dos direitos civis líder que desempenhou um papel central no século 19 os direitos da mulher movimento para introduzir o voto feminino nos Estados Unidos.

Susan foi uma criança precoce, tendo aprendido a ler e escrever aos três anos. Em 1826, quando ela tinha seis anos de idade, a família mudou de Anthony Massachusetts para Battenville, Nova York.

Ela foi forçada a terminar os seus estudos formais porque a sua família, como muitas outras, foi arruinada financeiramente durante o Pânico de 1837.

Em sua juventude, Anthony era muito auto-consciente da sua aparência e habilidades de fala. Ela resistiu muito tempo de falar em público por medo de que ela não seria suficientemente eloqüente . Apesar destas inseguranças, ela se tornou uma presença conhecida do público, acabou ajudando a liderar o movimento de mulheres.

Na época antes da Guerra Civil Americana , Anthony assumiu um papel de destaque no New York anti- escravatura e os movimentos de temperança. Em 1836 , aos 16 anos, Susan recolhidos duas caixas de petições opostos escravatura, em resposta à lei da mordaça que proíbe tais petições na Câmara dos Deputados. Em 1849, aos 29 anos, tornou-se secretário da Filhas de Temperança, que lhe deu um fórum para falar contra o abuso de álcool, e serviu como o início do movimento de Anthony para o centro das atenções públicas.

Anthony juntou-se com Stanton na organização da sociedade das primeiras mulheres a temperança Estado da América depois de ter sido recusada a entrada a uma convenção, em razão de seu sexo, em 1851. Stanton manteve um amigo próximo e colega de Anthony para o resto de suas vidas, mas Stanton ansiava por uma plataforma mais ampla, as mulheres mais radical dos direitos. Juntas, as duas mulheres atravessaram os Estados Unidos dando palestras e tentar convencer o governo que a sociedade deve tratar igualmente homens e mulheres.

Anthony começou a ganhar a atenção do público como uma poderosa defensora dos direitos da mulher e como uma nova voz e agitação para a mudança. Participou de todas as subsequentes reuniões anuais Convenção Nacional dos Direitos da Mulher , e serviu como presidente da convenção, em 1858.

Falando na Nona Convenção Nacional dos Direitos da Mulher em 12 de maio de 1859, Susan perguntou: "Onde, sob a nossa Declaração de Independência , não o homem Saxon obter o seu poder de privar todas as mulheres e negros dos seus direitos inalienáveis?


A Revolução

Em 08 de janeiro de 1868, Anthony publicado pela primeira vez os direitos das mulheres da revista semanal The Revolution. Impresso em Nova York , seu lema era: "A verdadeira república, homens, seus direitos e nada mais; mulheres, seus direitos e nada menos." Anthony trabalhou como editora e gerente de negócios, enquanto Elizabeth Cady Stanton atuou como editora. O principal impulso da revolução foi a promoção das mulheres e Africano-americanos "direito de sufrágio, mas também discutiu questões de salário igual para trabalho igual, o divórcio e as leis mais liberais, a posição da igreja sobre a questão das mulheres.

Em 1869, amigos de longa data, Frederick Douglass e Susan B. Anthony encontraram-se, pela primeira vez, em lados opostos de um debate. A American Equal Rights Association (AERA), que inicialmente tinha lutado tanto para negros e ao direito das mulheres ao sufrágio, votou a favor da Emenda 15 à Constituição, a concessão de voto aos negros, mas não as mulheres. Anthony questionou por que as mulheres deviam apoiar esta alteração, quando os negros não mostraram apoio aos direitos de voto das mulheres. Parcialmente como um resultado da decisão da AERA, Anthony, logo depois, se dedicou quase exclusivamente à agitação dos direitos das mulheres.

Em 18 de novembro de 1872, Anthony foi presa por um deputado Marshal, EUA, por votar ilegalmente na eleição presidencial de 1872, duas semanas antes. Ela foi julgada e condenada sete meses depois, apesar da agitação e eloquente apresentação de seus argumentos de que a recém-aprovada Décima Quarta Emenda , que garantiu a "todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos," os privilégios da cidadania, e que continha nenhuma qualificação gênero, deu às mulheres o direito constitucional de votar em eleições federais. Seu julgamento ocorreu no Tribunal do Condado de Ontário, em Canandaigua, Nova Iorque, perante o Supremo Tribunal de Justiça Adjunto Ward Hunt. Hunt recusado a permitir que Anthony testemunhasse em seu próprio nome, permitiu declarações dadas por ela no momento da sua prisão para ser admitida como "testemunha", ordenou expressamente o júri retornar um veredito culpado, recusou-se a votação do júri depois, e ler uma opinião que ele tinha escrito antes do julgamento sequer começar. A sentença foi uma multa de US $ 100, mas não a prisão; fiel à sua palavra em tribunal ("Eu nunca pagará um centavo do seu sanção injusta"), ela nunca pagou a multa para o resto de sua vida, e uma vergonha do governo dos EUA tomou nenhuma ação de cobrança contra ela. O julgamento de Anthony deu a oportunidade de divulgar seus argumentos para um público maior do que nunca.

Antes de se aposentar, Anthony foi perguntado se todas as mulheres nos Estados Unidos jamais seria dado o voto. Ela respondeu dizendo que "ela virá, mas não vou vê-la ... É inevitável."

Após sua morte, o Estado de Nova York Senado aprovou uma resolução lembrando o seu "trabalho incessante, destemida coragem e dedicação abnegada para muitos fins filantrópicos e à causa da igualdade de direitos políticos para as mulheres."

Susan B. Anthony, que morreu 14 anos antes da passagem da Emenda 19 que dá às mulheres o direito de voto, foi homenageado como o primeiro (real não-alegórico mulher americana) em circulação moedas EUA com sua aparição no dólar Susan B. Anthony. A moeda, aproximadamente do tamanho de um EUA trimestre, foi cunhada por apenas quatro anos, em 1979, 1980, 1981 e 1999. Os dólares Anthony foram cunhadas para circulação na Filadélfia e Denver para os quatro anos, e em São Francisco para os primeiros três anos de produção. Ela foi homenageada em um selo de três comemorativas em 1936.

A Susan B. Anthony List , um pró-vida da organização, é nomeado em sua honra. A posição Anthony sobre o aborto (ou falta dela) tem sido objeto de uma duração longa disputa.

A Susan B. Anthony House, em Rochester, foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1966 e funcionava como um museu. O compositor norte-americano Virgil Thomson e poeta Gertrude Stein escreveu uma ópera, A mãe de todos nós , que abstratamente explora a vida de Anthony e missão. Junto com Elizabeth Cady Stanton e Lucrécia Mott, que é comemorado no Movimento Mulher, uma escultura de Adelaide Johnson, lançado em 1921, o Capitólio dos Estados Unidos.


http://en.wikipedia.org/wiki/Susan_B._Anthony
http://sexismoemisoginia.blogspot.com/2010/07/susan-b-anthony-e-as-feministas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.